Tempo de fechamento, ou como manter documentações depois que as agendas acontecem.

Uma das coisas que tenho percebido de forma potente na organização dos meus dias é a necessidade de um “tempo de fechamento”.

A vida não é só planejar e fazer. 🙂
Aqui no meu dia a dia, percebo isso dentro de agendas e também em alguns casos pós espaços de trabalho. Um tempo que preciso para meu próprio “processamento”.

Dentro de agendas, penso em que atividades precisam ser encaminhadas. Penso na necessidade de já organizar uma próxima agenda para criar cadência. Penso em pessoas que precisam ganhar consciência sobre o que está sendo conversado ou aprendido.

Pós agendas, normalmente tenho atividades que precisam de documentação, registros. No caso das mentorias, normalmente tenho um histórico das pessoas e empresas que atendo. Acabo fazendo um resumo e registro até para saber gerir os contratos. Dentro de projetos, por vezes uso rabiscos e desenhos e preciso transformar eles em comentários em documentos ou até diagramas.

SUPER DICA: O que não pode ser feito, e eu fiz muitas vezes, é menosprezar este tempo para fechar as coisas. Acaba que fica acumulando e depois na prática preciso fazer uma imersão para “zerar” o estoque de tudo o que não foi fechado, diretamente gerando desperdício de espera. 😛

SUPER DICA 2: ferramentas tipo Calendly, para gestão de agenda, possui configurações em que podemos adicionar tempo antes ou depois dos eventos. Justamente para poder ter este tempo de preparação e também tempo de processamento. Ou simplesmente tempo de descanso, se for o caso. Daqui a pouco você vai escolher de forma deliberada fazer 2-3 horas de reuniões em sequência. Somente garanta que você tenha um tempo adequado para colocar em dia as anotações, ou para que possa descartar.

— Daniel Wildt

Extra: Este post foi inspirado em um acontecimento de hoje. Estou revisando um texto escrito cinco meses atrás, que ainda não tinha sido “processado”. Ok, não tinha nada urgente ali, ou melhor, o que era urgente já tinha sido processado, mas igual, não preciso ficar este tempo todo sem zerar este tipo de fila.

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: