Trabalhe enquanto eles dormem. Só lembra que sucesso mesmo é dormir enquanto eles trabalham!

Tem uns gurus de instagram que desafiam a minha capacidade de sentir raiva. Eu vejo estes posts como bolas de esterco quentinho buscando likes de pessoas que parecem ser movidas por frases motivacionais e discursos prontos.

Postagens que são gatilho certo para quem tem problemas com ansiedade ou fica pensando que não é suficiente, ou pior, que fica pensando que é um problema.

Vou tentar me explicar mais, mas esse é um tipo de post que o título já falou tudo.

Trabalhar enquanto eles dormem é uma frase linda, que certamente funciona para pessoas que gostam de trabalhar nas madrugadas. O problema dessa frase é se você precisa acordar no horário que essas pessoas acordam também.

Aí desculpa… isso não é sucesso. Tá mais pra falta de planejamento.

Sobre o pensamento de se esforçar mais do que o padrão, já parou para pensar o seu ponto ótimo de atuação? Uma hora a mais por noite, duas, três, quatro noites por semana? Melhor talvez fazer horas de trabalho antes de outro trabalho?

O que eu aprendi é que daria fazer o mesmo que fiz durante muito tempo nas madrugadas nas primeiras horas da manhã.

No meu caso, hipoteticamente pelo menos.

Quer dizer, isso em 2000 e ADSL ou “conexão rápida” com a internet. Em 1990 e conexão discada, era melhor dormir tarde para conseguir economizar na conexão com a internet. Neste caso posso dizer que em algumas noites dormi menos do que precisava.

O fato é que parei de fazer estes movimentos de dormir tarde. Fui aprendendo a dormir o necessário, e dormir para garantir o necessário.

Já me peguei feliz pela sensação de estar fazendo além do que era possível e capaz no meu caso. Já dormi 8 horas somando as horas que dormi em uma determinada semana. Só ganhei distúrbios com o meu sono e acelerei diversos problemas de saúde. Alguns vão me acompanhar até o final da vida.

Ganhei mais experiência, mais rapidamente do que ganharia em outra estrutura. Sem dúvidas, mas eu tenho certeza que daria para fazer o mesmo com uma alimentação mais saudável.

Hoje eu digo que consigo tudo isso, mas é fácil dizer que se consegue aprender coisas e estudar e se alimentar de forma adequada quando se tem +20 anos de experiência em determinada habilidade. Tudo fica mais fácil, mas o início não é assim.

No início eu me daria uma dica, se possível fosse. Ao invés de gastar 5 horas em solidão nas madrugadas tentando fazer algo funcionar, é melhor pedir meia hora para a pessoa que você conhece que possui experiência. Tenho certeza que vai ser mais proveitoso e vai economizar um tempo interessante. Nem precisa por vezes pedir meia hora. Uma pergunta respondida de forma não simultânea já é o suficiente. Sei que tem um problema de ansiedade e paciência para esperar a resposta.

Isso seria a tal busca da vida balanceada??

Não existe vida balanceada, na minha concepção. Existe consciência do que estamos dando mais energia neste momento. Talvez você esteja “meio a meio” com algumas coisas importantes em tecnologia e produto. Talvez você esteja se enganando, e seria mais realista dedicar 80% do tempo em determinado assunto e somente 20% para uma determinada demanda.

Neste meu conceito, de pessoa que trabalha com informação, sucesso não precisa ter relação financeira. Sucesso é quando você pode escolher dormir, enquanto outras pessoas estão trabalhando. E isso pode ser simplesmente resultado de você trabalhar em uma equipe que consegue ter horários flexíveis e que se comunica de forma não simultânea.

Cuidado para não cair em discursos vazios que não estão gerando valor de verdade.

Compre o meu curso de metodologias ágeis e tenha sucesso na agilidade. Você pode!

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: