Desejo ajuda a entender sobre as nossas necessidades

Você não morreu. Logo, está tendo a oportunidade de viver.

Como você está vivendo? Comecei a me fazer esta pergunta.

Logo me lembro do termo “memento mori“, que daria para fazer uma tradução livre para algo do tipo “lembre que você vai morrer” ou “você pode deixar esta vida a qualquer momento“.

O fato é que dado que estamos vivos, o dia de hoje pode ser o nosso primeiro dia para o resto de nossas vidas. Bronnie Ware já dizia que o maior arrependimento das pessoas antes de morrer, segundo estudos dela, é o seguinte:

“…Eu queria ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira pra eu mesmo, não a vida que outros esperam de mim…”

Bronnie Ware — Regrets of the dying

Como podemos descobrir o que significa “viver uma vida verdadeira“?

Podemos viver somente a partir de desejos, mas pode ser uma vida rasa, vazia por assim dizer. Talvez o contato com o que desejamos pode nos ajudar a ter consciência das nossas necessidades do presente.

Podemos viver o que outras pessoas esperam e planejam para o nosso dia a dia. Agora, como construir e constituir o que realmente faz sentido para a nossa existência?

Ainda estou aprendendo sobre isso. Não sei se um dia terei respostas, mas enquanto isso, faz alguns anos que escolho viver fazendo o que tiver que fazer DE propósito.

Posso me arrepender? Posso, mas não vou mais terceirizar a responsabilidade, como fiz em diversos momentos da minha vida.

Tem as escolhas que realizo, com o que tenho de conhecimento e capacidade no momento em questão. E sei que no dia seguinte, se existir, terei mais possibilidades de aprender e me conhecer.

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

2 opiniões sobre “Desejo ajuda a entender sobre as nossas necessidades

  1. Oi, Daniel, esta é realmente uma pergunta interessante e bem importante: Como viver uma vida que você escolhe e não uma vida que os outros escolhem pra você? E, pelo que você escreveu, entendo que está faltando um “não” nessa frase: “Posso, mas vou mais terceirizar a responsabilidade…”. estou certo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: