Como se responde ao que recém aconteceu?

A frase começa antes. No meu entendimento, a gente não controla o que acontece conosco. No meu entendimento, controlamos como respondemos ao que acontece conosco.

E na minha prática, é a partir da quantidade de prática que eu sou capaz de responder ao que acontece comigo. É a partir da consistência de prática e do entendimento daquilo que pratico e tenho consciência. Envolve pensamento sistêmico e como eu entendo as diferentes partes e conexões.

Esse processo de responder não tem relação direta com reagir. Inclusive essa discussão toda é sobre entender a maneira de reagir ao que acontece.

Você pode reagir com silêncio, sarcasmo, raiva, ação. Pode hesitar e inclusive não fazer nada, mas a situação seguir ali olhando para você.

Reconhecer o que precisa acontecer agora é importante e relevante e talvez valha a pena “correr” com algumas decisões, mas agora é uma bela hora para sempre poder resolver a situação com um olhar na origem. Como eu melhoro ou aprendo mais, pensando quando algo igual ou parecido acontecer?

E a origem sempre vai ser sistêmica. O resultado acontecendo agora é resultado do que foi feito anteriormente. Isso para o bem e para o mal.

Em gestão de tecnologia era comum falar de resolver o incidente primeiro e depois resolver o problema. Esse entendimento é importante, no sentido de atuar no que nos impede de ter mais tempo para atuar no que realmente importa e impacta. De nos habilitarmos para poder resolver a situação de verdade.

Em cada vez que um problema se coloca na sua frente e a atenção devida não é dada, o problema não se recolhe nem se resolve. O problema segue ali. E talvez quando esse problema voltar, você vai ter uma nova chance de atuar.

Você controla como você responde ao que acontece.

— Daniel Wildt

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando da comunidade e das entregas no projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: