Dentro de uma equipe, existem dois comportamentos: quem espera trabalho e quem procura trabalho.

Quando falo sobre trabalhabilidade penso em quais habilidades podem ser colocadas em prática em um determinado contexto. Agora, imaginando que você faz parte de uma equipe, aí existe um movimento de como você opera com as outras pessoas ali presentes.

Você espera o trabalho? Espera que alguém lhe empurre o que precisa ser feito? Ou você busca o trabalho a ser realizado? Você…?

Tem gente que fica querendo comparar o valor financeiro que recebe com o trabalho que realiza. Se você recebe por hora trabalhada, essa conta se auto organiza conforme você executa o seu trabalho. Fez, recebe. Não fez, não recebe.

Agora, se você tem uma combinação de uma expectativa de conjunto de horas para receber um certo valor, você pode até ficar reclamando que as pessoas não lhe procuram. Só que isso só torna mais visível que as pessoas não conseguem perceber o valor que você pode gerar e entregar para elas.

Exercer sua trabalhabilidade é também se colocar disponível para apoiar pessoas em projetos e desafios que elas possuem. Da mesma forma, podem ter trabalhos onde uma determinada habilidade sua faria muito bem. Então é a hora de colocar em jogo e atuar.

Não espere receber um chamado. Se você vê um problema (ou oportunidade), e sabe apoiar para resolver, apareça! É uma forma de reforçar uma habilidade sua ou relembrar as pessoas da equipe onde você pode gerar valor.

Como você comunica para pessoas que estão na sua rede sobre habilidades que possui?

— Daniel Wildt

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando da comunidade e das entregas no projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: