Planejando a empresa… imersões ou movimentos contínuos?

Dá para falar sobre isso pensando em lotes. A vida que a gente vive gera aprendizados. A partir das práticas que temos, aprendemos. Refletimos. E?

Se queremos seguir fazendo o que fazemos, podemos organizar estruturas que nos permitam refletir sobre a prática e projetar “mudanças”. Mudanças que tornem o nosso trabalho mais leve. Aqui penso em melhoria operacional, facilidade de gestão da tática e mais consciência da estratégia.

Junta com isso um pensamento sobre como reabastecemos o nosso trabalho. Vamos de ciclos curtos ou ciclos longos? Aqui entram os lotes.

Pensar em planejamentos de trimestres ou pensamento X meses pra frente ou pensar em projeções de anos? Podemos usar uma linha “do presente pra frente“. Práticas de projeções (forecasting) conseguem dar ideias do que pode acontecer se o sistema seguir respondendo como está respondendo atualmente.

Também importante saber diferenciar quando o trabalho é de executar e seguir em frente, de quando o trabalho é de projetar novos caminhos. Neste caso o caminho “do futuro para trás” poderia funcionar melhor.

A discussão é: planejar deveria ser um ato contínuo ou deveria ser efeito de imersões em determinados momentos do ano? Valeria parar um determinado momento para planejar, distanciando a linha de chegada para um novo lugar?

Talvez. Qual jogo você joga? Ele tem fim? É baseado em temporadas? Se você produz um podcast, pode funcionar. Se você pratica esportes talvez funcione também. Se você atua com pesquisa acadêmica, poderia escolher eventos para direcionar seus trabalhos e assim organizar atividades de análise e pesquisa.

Mesmo assim, acredito que você poderia utilizar um pensamento de jogo infinito para jogar. Mesmo que seu funcionamento seja baseado em temporadas. Afinal, se o seu interesse é continuidade, o que vem depois? Adianta gastar e arriscar toda energia em um ano? Se o jogo é infinito, primeiro objetivo consciente é que você esteja presente (vivo) para jogar o jogo. 😀

— Daniel Wildt

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: