Eu não consigo aprender. (e eu não consigo acreditar)

Por vezes escuto pessoas falando sobre não conseguirem aprender determinado assunto. A minha primeira pergunta interna é se aquele assunto realmente faz sentido com a pessoa. Será que ela não está lutando contra a natureza dela?

O que quero dizer com natureza da pessoa? Exemplo, certa vez eu estava aprendendo sobre uma tecnologia. E esta tecnologia pagava muito bem. Isso me chamou atenção. Só que depois começando a entender mais sobre o papel e estrutura, era muito comum quem trabalhava com esta tecnologia operar em formatos de plantão, atendimentos emergenciais e uma série de características que não eram nada conectadas ao meu modo de funcionamento. Logo, aprender aquele assunto poderia ser legal, mas caso fosse meu interesse seguir, precisaria entender e criar novas formas de atuação.

E aí podemos entrar em outra perspectiva.

Sendo um assunto da natureza da pessoa, tem a reclamação de que não consegue aprender nem ficar excelente. A pessoa me fala que já leu um pedaço de um livro e testou três vezes e ainda não deu certo. Ainda. O vídeo no youtube dizia que seguir estes passos levariam ao sucesso, mas parece que o problema é você. Só você. :-/

Aí eu desafio a pessoa em uma pergunta base: você precisa deste sucesso para… e também questiono se o assunto é realmente da natureza da pessoa. E se ela tem consciência do que significa aprender um determinado assunto de verdade.

O processo de aprendizagem exige respeito.
Com o assunto, com o seu tempo e com o seu interesse atual.

Falando em atual. Se o assunto é da sua natureza atual, você vai persistir o quanto for necessário. A curiosidade vai ser maior que a frustração. Não vai funcionar na força, mas vai funcionar na persistência. Inclusive de buscar diferentes formas de aprendizado. Textos, áudios, vídeos, palestras, cursos, pessoas mentoras, não importa.

O que importa é que você entenda que você antes de tudo, precisa entender como você aprende. Eu aprendo com projetos paralelos. Eles me ajudam a expandir a minha zona de conforto.

Dizer que não consegue aprender um assunto que é da sua natureza e tem potencial de persistência, é desistir de você. Não faça isso.

— Daniel Wildt

Extra: Este texto tem conexão com o projeto desenlatar. Conhece?

Este conteúdo fez sentido para você? Você pode apoiar e acompanhar meu processo de criação de conteúdo mais de perto! Apoiando financeiramente você pode participa da comunidade e recebe antes as entregas que realizo no projeto “A filosofia da tranquilidade”. Acesse apoia.se/dwildt e entenda sobre valores e entregas!

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: