Não lute contra a sua natureza e o seu sistema. Como você funciona agora?

Ah, não consigo acordar cedo. Ah, queria dormir mais tarde. Ah, queria escrever todo dia. Ah, posterguei esse projeto novamente. Puxa, falei que ia estudar pela manhã e praticar esporte pela tarde, mas tem chuva prevista pela tarde.

Isso é ficar olhando o copo meio vazio. O que você faz que é natural? O quanto de planejamento o seu dia precisa?

Ao fazer algo, que tipo de habilidade está sendo colocada em prática? Quais deveriam ser priorizadas?

Chegou a hora de dizer não?

Muitos dos problemas começam quando a gente não percebe o que está fazendo e vivendo na nossa vida. Quando a gente não consegue entender da nossa natureza.

Quais são as suas necessidades atuais?

Quantas horas você precisa dormir? Eu consigo dormir mais de 9 horas, mas descobri que consigo fazer isso forçando, e que me faz mal. Descobri que quando tenho entre 6h e 7h30mins eu acordo bem. Menos de 6 horas, consigo mas me prejudica. Então, eu durmo em um horário que me permite dormir este tempo. E quando acontece de ter que dormir menos horas, tenho consciência do impacto no dia seguinte.

Me via como uma pessoa noturna. Eu cresci em uma época onde trabalhar e estudar nas madrugadas era o único jeito viável financeiramente. O acesso a internet era barato. Me acostumei a ser das madrugadas.

Só que não faz muito tempo, descobri que no meu caso, não tinha a ver com dia ou noite. E sim com garantia de tempo contínuo. E inclusive me descobri conseguindo acordar cedo em testes dormindo muito.

Durante muito tempo da minha vida, dormir era uma falha. Hoje em dia dormir é uma das únicas coisas que não negocio. Posso organizar de almoçar mais tarde, ficar sem almoçar até, eventualmente. Não consigo mais ficar sem dormir.

E o que isso tem a ver com o planejamento do seu dia?
Algo bem básico. O planejamento do seu dia começa no dia anterior.

Se você tem o costume de dormir 9 horas por dia, organize a sua vida a partir disso. Não adianta reclamar do alarme que não funcionou, de alguém que não te chamou para acordar. Se tem um programa que você gostaria de assistir, tirando jogos esportivos que pode fazer muito sentido ver ao vivo, certamente deve existir uma versão sob demanda para você assistir quando quiser.

E se for o caso do evento ao vivo? Aí organize o dia seguinte, para garantir que você pode dormir o suficiente e ter recuperação adequada.

O que você precisa de preparação para poder fazer o que precisa fazer?

Certa vez contratei um show de um artista e neste contexto existia uma janta. Perguntei se ele queria comer antes de fazer a apresentação. Ele me trouxe que fazia pelo menos três horas de jejum antes dos shows. Que fazia parte da preparação dele.

Isso é muito importante. O que faz parte da sua preparação?

Organizar rotinas, organizar momentos que você entende que precisa ser mais restrito com o tempo e com outras organizações. Tudo pode estar conectado com o planejamento dos seus dias e também do seu mês.

Talvez alguma das atividades que você realiza “pede” que você tenha uma determinada rotina em determinado dia ou período do mês.

Quem atua com “fechamentos”, tipo pagamentos de impostos, possui uma rotina para garantir que as guias vão ser geradas adequadamente, que as pessoas que pagam as contas conseguem fazer isso com um tempo adequado e assim vai.

Existe uma preparação indicada. Como você se prepara?

Quando vamos atuar em projetos, temos movimentos que falamos de modo descoberta e modo entrega. no modo descoberta a gente pode atuar aprendendo, divergindo e expandindo. No modo entrega, você tem um destino para chegar. E sabe como chegar lá. É outro jogo, totalmente diferente.

A preparação vai ajudar a entender quanto tempo antes você precisa prestar atenção para um determinado assunto. A preparação vai atuar em atividades, recursos financeiros, disponibilidade de tempo. Isso fala sobre bloquear agenda inclusive. Tudo começa na agenda.

E sobre o projeto que você não consegue iniciar? Você quer realmente fazer este projeto? Tenta cancelar ele para ver o que acontece. Se você conseguir realmente cancelar, excelente. Problema resolvido. Uma outra possibilidade é você entender que tem algo errado na modelagem do projeto. Pode ser somente medo sim, mas pode ser que você não está de acordo com alguma parte. E é por isso que o projeto não inicia. Quais perguntas podem ajudar para você organizar a preparação e lançar este projeto para o mundo?

Não lute contra a sua natureza e o seu sistema. Como você funciona agora?

— Daniel Wildt

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando da comunidade e das entregas no projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: