Indicadores deveriam existir para apoiar. Não culpar.

Acho que conecta com a visão de responsabilidade e responsabilizar também.

Toda métrica deveria ajudar uma equipe no seu caminho de aprendizado. Uma métrica ajuda uma equipe a entender melhor do seu funcionamento e a entender quais caminhos podem ser possíveis.

Interessante lembrar que métricas podem existir por um período de apoio. Métricas podem existir enquanto outras ainda não estão prontas para serem acompanhadas. É o que tem? Sem problemas. Vamos a partir do que temos e sabemos.

E deveriam surgir de forma emergente. Uma equipe faz perguntas sobre itens que considera relevante entender comportamento. A partir disso surgem medições e metas para aumentar, diminuir, alcançar, manter, o que determinar melhoria ou sustentação de algum ponto.

Isso envolve maturidade e envolve conexão com entendimento de negócio. De visão. Envolve ambição também. Uma equipe que quer mais do mesmo não vai se preocupar com medir nem melhorar. Não vai questionar o status quo, não vai desafiar o trabalho que realiza.

Qual o problema dos indicadores? Quando eles aparecem para puro controle, e servem neste sentido para fortalecer falta de confiança nas pessoas.

Não querer falar sobre indicadores também pode trazer uma indicação de falta de confiança. Pessoas não entendem o motivo de determinada informação ser coletada e nem para que motivo pretende ser utilizada.

— Daniel Wildt

Extra: essa reflexão saiu depois de terminar de produzir o módulo sobre métricas do Treinamento Lean na Prática, da Wildtech.

Extra 2: sobre responsabilidade e responsabilizado.

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando das entregas do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: