Já aprendeu a dormir?

Que horas você quer acordar? Se eu quero acordar pelas 7h da manhã, durmo no máximo meia noite. Isso envolve um tempo para desacelerar e adormecer. Isso envolve 4 ciclos de 90 minutos e eu ainda consigo acordar sem precisar de alarme. 🙂

Eu sofri com a atividade dormir por muito da minha vida. Minhas lembranças da segunda série era eu deitado na cama dos meus pais esperando o limite máximo para ter que levantar pela segunda vez para me arrumar e ir pra escola. Sentia o cheiro de café com leite e ouvia o barulho da TV com os programas da manhã.

Na adolescência, criei alguns traumas na minha irmã em uma época que a gente ia junto pra escola. Eu me acordava no limite, colocava roupa e saía de casa. Ela desesperada que iria chegar atrasada na escola. Meu pai já estava acostumado.

Na vida adulta testei todos meus limites e descobri muitos deles. Cheguei a dormir pouco mais que 8 horas durante uma semana toda. Média de 1h30mins de sono por dia. Isso me ajudou na aceleração de alguns problemas de saúde mais tarde. Também testei dormir em ônibus, nas viagens para o interior. Fiquei especialista nisso, e aproveitava para dormir menos nas noites que antecediam as viagens.

Trabalhava nas noites. Quando tinha jogo da NBA, era certo que eu ficaria acordado até terminar o jogo da madrugada, e seguia fazendo alguma atividade que me ajudava em não dormir.

Quando estava com 39 anos, comecei a testar algumas coisas, e comecei testando minha capacidade de dormir bastante. A ponto de acordar sábados e domingos perto do meio dia. Tinha um pacotinho parceria para me acompanhar nestas jornadas e era muito excelente.

O mesmo pacotinho começou a acordar mais cedo tempos depois e comecei a ver que eu conseguia acordar sem alarme, pois meio que seguia o ritmo de sono do pacotinho. Passei a assinar um pacote da NBA para poder pegar um jogo das 20h, e assim conseguia assistir jogos e dormir mais cedo. Os jogos da madrugada aproveitava nas sextas-feiras.

E depois lendo o livro When (Quando), do Daniel Pink, comecei a testar novamente sobre meu melhor momento de produzir. E aí me descobri uma pessoa diurna. Foi interessante. Começava os dias antes da agitação acontecer, e com mais energia.

O fato é que comecei a entender que eu dormia em blocos de 90 minutos. E aí meus testes incluíram dormir 12h, 9h, 7h30mins, 6h que foi meu ponto de mais consistência, 4h30mins, 3h… e com isso descobri porque lá naquela loucura eu consegui viver uma semana dormindo 1h30mins por dia sem ter impacto direto no dia a dia.

Hoje eu garanto que consigo dormir pelo menos 6h por dia. Se por acaso eu acordo no meio da noite, garanto que eu consiga voltar a dormir com um tempo disponível de pelo menos 3h de sono. Se isso não está disponível, eu garanto um volume mais alto no alarme, pois talvez seja necessário.

Nos dias de semana que não tenho compromisso algum, eu coloco um alarme para um máximo de sono, pouco depois das 9h seguidas, para evitar que eu durma demais (descobri que passando disso acordo mal).

E você? O que já descobriu aí?

— Daniel Wildt

P.S.: se você acorda com ajuda de um alarme, remova os 83746262 alarmes disponíveis (aqueles com 5 minutos de diferença entre eles), deixe apenas um, no limite máximo disponível que você tem para acordar. E acorde na primeira vez que tocar.

P.S.2: você não precisa acordar cedo. Você precisa aprender a dormir a quantidade de horas que o seu corpo precisa. E organizar um estilo de vida compatível com isso. Isso envolve atuar em lugares que permitem que você inicie mais cedo ou mais tarde, para aproveitar a sua rotina e estrutura de trabalho e produção.

Se você quer acompanhar minha jornada de conteúdo, participa do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

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