Novidades que são velhas. Ou sete dicas de livros para você considerar ler sobre o presente no passado.

Tem novidades para falar pra vocês. São de assuntos que valeriam a pena a gente ter contato logo que começa a trabalhar com tecnologia, com gestão de projetos, ou com a vida. Vou indicar um livro (link de afiliado) e eventualmente outros artigos ou vídeos relacionados, Dependendo, algum material meu também. A ordem que falo é aleatória, veio aparecendo conforme montei. E parei em sete.

Quando penso nestas escolhas, acabo falando sobre o nosso dia a dia. Assuntos que considero atemporais e que de certa forma me impactam diariamente.

Livros:

  1. Ricardo Semler. Vou de Seven Day Weekend. Se você pode ler email do trabalho domingo pela noite, qual a motivação para não poder assistir um filme quarta-feira pela tarde? Semler desafia estruturas de trabalho e teve diversos reflexos no meu jeito de olhar para gestão, pessoas e sobre pensamentos. De liderar e ser liderado, liderança situacional e outras estruturas. Até sobre aposentadoria.
  2. Brené Brown. Me inspira para muitos posts, sobre certeza, sobre pertencimento, sobre limites. Li um total de oito livros de Brené Brown. Comecei pela TEDTalk. Aguardando o Atlas of the Heart que vai ser lançado no final de 2021. Aqui eu vou indicar o Rising Strong (Mais forte do que nunca), primeiro livro que li (depois na sequência foi Daring Greatly e outros).
  3. Donella Meadows. Quando comecei a estudar mais sobre pensamento sistêmico, caio em uma palestra dela falando sobre sistemas, falando sobre ecologia. Donella tem um livro póstumo (Thinking in Systems) e tem um artigo clássico sobre pontos de alavancagem de sistemas, pensando em formas de como você pode atuar e modificar um sistema.
  4. Tim Ferriss. Trabalhe quatro horas por semana era motivo de piada sempre que viajava pelo Brasil e passava por livrarias de aeroporto. A capa gerava boas risadas. Aí certa vez palestrando em um evento, Bruno Souza palestra antes e manda uma fala sobre estilo de vida, que conectava diretamente com assuntos que estava estudando mas sobre outras vias. Origem do papo dele? Tim Ferriss. Droga. Não tive o que fazer a não ser comprar o livro assim que achei uma livraria. Devorei o livro em poucas horas e DEAL. Parece que faltava uma estrutura para o processo que pensava na organização de tempo e mudanças de estilo de vida. Essa estrutura deu início VivaSeuTempo e conectou com outras estruturas para organizar e planejar tempo e estilos de vida.
  5. Dave Thomas e Andy Hunt. Que dupla!! Eu tinha lido pedaços do livro The Pragmatic Programmer, como muitos livros técnicos que podem ser lidos em partes, mas digo que esta leitura deveria fazer parte do primeiro de estudos em tecnologia de qualquer pessoa. Muitos princípios e muita estrutura para estudo e prática. Dave Thomas tem vídeos legais, falando sobre os 20 anos da nova edição do livro e tem também boas reflexões sobre o estado atual da agilidade.
  6. James Womack e Daniel Jones. O livro The Machine That Changed The World, ou a máquina que mudou o mundo. The Lean Thinking Inception poderia ser o subtítulo do livro, visto que ele foi baseado em um estudo de 5 anos do MIT refletindo sobre o futuro da indústria automobilística. Saber conectar pessoas, processos e propósito é algo bem interessante. Esse livro é bem importante de ser lido e com várias reflexões.
  7. Seth Godin. Autor que leio quase que diariamente. Quando não estou lendo algum livro estou acompanhando os escritos do blog (que pode chegar por email pra você). Tem muitos livros possíveis de indicar do Seth. Tribos é um dos clássicos e que falo aqui no blog mesmo. Neste post aqui vou deixar um dos livros que ajuda pessoas “a iniciar”. Poke the box!

Parei em sete.

Poderia ficar o resto dos dias escrevendo sobre livros, dando dicas de descontos, mas ainda não tenho este hábito. Se você chegou até aqui e conhece pessoas que fazem isso, pode me indicar por favor. Assim aprendo alguns novos modelos de conteúdos. 😀

— Daniel Wildt

Extra: não teve livros ligados diretamente com estoicismo nesta lista, nem livros do Gary Vaynerchuk. Ficam para próximas listas. 😀

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando das entregas do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: