Baixa autonomia, baixa transparência. Sobra o que?

Um dos pilares do Scrum é a transparência. Só que ela não opera se não existir abertura.

Comunicar não resolve esse problema, simplesmente. Afinal, você pode escolher o que mostrar e o que esconder. Tipo, eu não falo de muitos problemas que tenho no meu dia a dia. Os escritos são um recorte de algo que vivi ou que li… e que escolho partilhar.

O modo como se considera e vive Confiança muda o jogo. Autonomia se negocia. Transparência se trabalha. Duvidar do valor de confiança, dói. :-/

Deixa eu voltar no assunto transparência e abertura. Precisamos incluir as pessoas dentro dos assuntos. Abrir espaço para trocar e escutar. A partir disso, fica mais fácil entender sobre as necessidades e demandas das pessoas. E estabelecer limites, classificar informações e tudo mais que está neste jogo.

Sobre autonomia. Em nenhum ambiente eu tenho habilidade de fazer o que eu quero em 100% dos assuntos. Em certos contextos preciso estar em acordo de quem está comigo. Em outros contextos preciso construir um plano, ou preciso respeitar a opinião e restrições de outras pessoas. Com isso, quero dizer que autonomia se estabelece e se desenvolve. Até chegar em uma opinião de delegação e responsabilidade para certas tomadas de decisão.

Agora quanto a confiança… a dica é entender se você opera cedendo confiança de início ou se constrói camadas de aprovação. Isso vai determinar o quanto você vai focar em “fazer” e o quanto você vai focar em questionar o que alguém está tentando fazer. É mais fácil dedicar energia apoiando as pessoas no que elas precisam fazer.

— Daniel Wildt

Extra: empresas que “seguem” o modelo spotify esquecem muitas vezes de cuidar da confiança e autonomia. O que sugiro para você é lembrar que existe um velho novo jeito de cuidar de equipes de trabalho.

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando da comunidade e das entregas no projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: