Quero me comunicar! Como posso me comunicar?

Muita gente quer falar, mas não quer falar muito. Por vezes a galera quer apenas ter espaço de escuta nas empresas e equipes onde atuam. Ou ter voz nas equipes. Retrospectivas podem ser um bom começo.

Agora, esse falar pode ter relação com conteúdo criado/documentado. O mercado por vezes diz que as pessoas precisam ter blogs e contas de redes sociais para compartilhar conteúdo. É uma escolha. Não uma necessidade.

Não precisa ter blog. Não precisa ter site. Não precisa ter canal de vídeos. Nem palestrar 1x por mês em algum evento. Não precisa ter newsletter. Não precisa ter canal de Telegram.

Ou também pode ser sim para tudo isso que falei.

A questão é menos sobre comunicar, mas sim como você demonstra a sua arte.

Tem gente que contribui com projetos de código aberto, fazendo tutoriais de uso do projeto, e também por dicas e apoio para quem está aprendendo. Tem gente que é silenciosa nos artigos e blogs, mas participa de projetos com código. Ajuda projetos com alguma habilidade que possui.

O fato é que cada pessoa tem sua prática e arte em ação. E a partir disso, você pode escolher como se expressar. Pode ser internamente através das suas entregas. E através de canais que você escolhe para falar sobre assuntos que são do seu interesse.

Não existe regra. Este é o post 801 do meu blog. No caso de 2021 foram 225 posts com esse aqui. Eu publiquei muito mais neste ano do que qualquer outro ano, mas talvez não seja o ano que eu mais tenha escrito. A diferença é que neste ano eu escolhi publicar o que escrevo, diariamente. Isso não quer dizer que este ano foi melhor que os outros. Está sendo diferente.

A forma como você escolhe se comunicar deve ser natural. Pessoa quer falar, mas pode ser somente para a equipe, eventos internos. Tudo certo. Pode ser nem isso, pode ser através de pareamento e apoio de onboarding para quem está chegando.

Eu resolvi colocar um padrão no meu instagram para poder brincar mais com o Canva. Eu resolvi fazer vídeos para praticar um pouco de roteiro e também não perder o hábito de palestrar e dar aulas. Já desenvolvi outras habilidades no passado escrevendo livros, fazendo pesquisas, fornecendo mentorias. Os meios são diversos e os melhores serão os melhores meios e formatos para você.

Testar é uma boa. Usar uma regra de 80/20 para foco em alguns canais mais que outros também pode ser importante, se for importante para você.

— Daniel Wildt

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando das entregas do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Quero me comunicar! Como posso me comunicar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: