Eu tenho um padrão para criar projetos paralelos. Quer criar um? Olha como faço para preparar os meus.

E de nenhuma forma isso é algo parecido com uma bala de prata. É a forma como eu me organizo para criar um projeto paralelo. É resultado do entendimento que tenho dos padrões que reconheci ao longo dos anos de todos projetos que participei, todos projetos que coloquei energia.

Os projetos tem uma estrutura de quatro pontos que preciso saber falar a respeito. A partir de um incômodo, surgem os meus projetos. Eu usava a palavra tema, mas em um papo sobre palavras com a Lau Patrón ela me trouxe esse lance do tema ser um incômodo… e eu prontamente modifiquei! 😀

  • Impacto Social: quem ganha com esse projeto? Ele desenvolve a habilidade do pagar adiante, do pay it forward?
  • Consciência: preciso entender qual é o meu papel no projeto. Eu não preciso fazer tudo, e preciso saber qual é o papel ou papéis que vou desempenhar no projeto. Além disso, preciso entender como o projeto vai se sustentar. Essa era uma pergunta que nunca fazia nos projetos, e por vezes financiava projetos por muito tempo. Hoje vou na linha de transformar o projeto em algo sustentável ou organizar para encerrar o projeto.
  • Rede: quem é que faz acontecer? Quem é que cria e cresce a comunidade? Quem ganha esse papel de participante desta rede? A participação pode ser pontual e pode ser contínua. O fato é que se tornar um nó da rede permite a ativação deste sistema em algum momento.
  • Comunidade: quem pode fazer parte? Quem participa? O pensamento de comunidade também envolve entender quem são as pessoas que se conectam com o trabalho gerado pelo projeto. A comunidade se conecta por quais motivos?

Então todo projeto meu modelado recentemente tem esta estrutura. Isso vale pro mais.dev, desenlatar e @treine.basquete.

No #Projeto720, no primeiro episódio, falei um pouco sobre este padrão. Inclusive o #Projeto720 é também um dos projetos paralelos, que é amparado financeiramente pelo meu projeto de crowdfunding do apoiase.

E o pensamento não foi diferente para o podcast Empresa Mínima Viável, e pelo visto para todo novo projeto que eu lançar.

E aí. Qual projeto paralelo você tem aí para lançar ao mundo?

— Daniel Wildt

Extra: se quiser ser comunidade ou rede em algum dos projetos que participei, se conecte e faça contato!

Extra 2: uma pessoa que fala muito no Brasil sobre Projetos Paralelos é o Luciano Braga. Fiz uma conversa com ele (preciso fazer outra!) e recomendo que você conheça o livro O Poder do Tempo Livre (link afiliado).

Se você quer acompanhar minha jornada de conteúdo, participa do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

4 opiniões sobre “Eu tenho um padrão para criar projetos paralelos. Quer criar um? Olha como faço para preparar os meus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: