Tem tempo de expectativa de vida. E o tempo de vida da expectativa, tem?

Expectativa tem relação com esperar algo. Com desejar algo. Até com sonhos. E nas estatísticas existe uma que é sobre a expectativa de vida. Fiquei pensando no tempo de vida de expectativas.

Até quando dá para esperar?

Digo que o segredo da vida é ter baixas expectativas ou nenhuma expectativa. Só que isso dá muito trabalho. É muita expectativa achar que a gente consegue viver sem nenhuma expectativa.

Eu acho que falo assim porque já esperei demais por muita coisa. E muita coisa não mudou no final. Aí faz um tempo que tenho mudado meu jeito de operar. Acho que conecta quando comecei a ler sobre estoicismo. Seneca e outros autores me mostraram que o agora é bem mais complexo de se viver, mas também é mais completo.

Dado o que sei, como estou e onde estou, o que posso fazer?

Quanto tempo podemos deixar uma expectativa durar?
Um dia vai melhorar. Que droga de frase.
Estamos melhorando a nossa vida pouco a pouco. Gerundiando, droga também.

Quando penso em expectativas, eu trabalho para classificar os pensamentos em certezas, suposições e dúvidas. Em achar alguma forma de saber que estou tendo progresso. E trabalho mais ainda para acabar com o projeto. Qual a pior coisa que pode acontecer?

Eu posso morrer. Essa é a pior coisa que pode acontecer com qualquer plano, projeto ou expectativa que eu tenha. E isso de certo modo acalma.

— Daniel Wildt

Extra: Quanto ao lance de expectativas, tenho funcionado bem com o “pelo menos“. E se fosse fazer outro extra, deixaria a dica de você conhecer meu projeto Viva Seu Tempo. Tem telegram, tem news, tem livro, tem podcast, tem um curso já até.

Se você quer acompanhar minha jornada de conteúdo, participa do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: