Qual é o seu martelo para modificar um sistema?

Normalmente em sistemas, força não serve muito para mudar as coisas. Pelo menos não mudanças de longo prazo. Não é força, na marretada. É jeito. Talvez com um martelinho de ouro?

Mudar sistemas envolve entender alavancas.

Uma alavanca pode ser conseguir mudar paradigmas. Esse é um dos modos mais impactantes, e ao mesmo tempo um dos mais complexos de se colocar em prática. Se você tem um sistema com abertura para isso, parabéns. Já encontrei espaços assim.

Pensando em um martelinho de ouro, penso em outros pontos de alavancagem que podem ajudar e criar espaço para próximos: padrões, restrições, tamanho de bloco de trabalho, entendimento de atrasos, Ganhar espaço através de feedbacks positivos do sistema, poder para mudar / evoluir uma estrutura, definir objetivos do sistema. Todos estes são modos para causar mudanças em um sistema, cada um com suas dificuldades e complexidades envolvidas.

Para terminar deixo um vídeo sobre pensamento lean, e sobre conceitos que considero muito importantes sobre alavancagem de sistemas e processos de mudança.

Sobre pontos de alavancagem especificamente, procure pelo material de Donella Meadows. Na descrição do vídeo deixo outras referências que podem ser interessantes.

— Daniel Wildt

Se você quer acompanhar minha jornada de conteúdo, participa do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

4 opiniões sobre “Qual é o seu martelo para modificar um sistema?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: