Disponibilidade funciona junto com responsabilidade. Como funciona a sua agenda?

Quando alguém fala que não precisa “bater ponto” automaticamente pode surgir um pensamento de que a pessoa precisa estar disponível 24x7x365.

Dependendo de qual é o seu trabalho, isso pode até se configurar como verdade, mas normalmente outras variáveis entram para funcionar junto. Limites e restrições precisam estar presentes.

Agora, com relação a responsabilidade, como você realiza o seu trabalho com qualidade, se você precisa estar sempre disponível? O fato é que disponibilidade é diferente de não planejar nada para estar presente para outras pessoas.

É muito importante você entender como bloqueia e libera a sua agenda com relação a tempos de conversa, tempo de gestão, tempo de fazer.

E conforme o fazer, você tem que entender quais tempos são melhores para o que você precisa realizar. Pode existir uma dependência de dias ou horários, pode existir dependência de pessoas ou contextos. Dependendo de quem você precisa atuar junto, existe ainda a necessidade de organizar múltiplas agendas.

Se a sua agenda é 100% lotada, não existe espaço para errar. Nem disponibilidade para aceitar o que acontece “do nada”. Imprevistos vão acontecer.

É importante você definir tempos contínuos onde pode atuar em atividades que só dependem de você. Agora, não adianta ter este tempo em momentos onde sua energia é baixa ou quase zerada.

Suas responsabilidades automaticamente indicam uma quantidade de tempo necessário para dar conta dos papéis que entregam o que você se torna responsável por. O que sobra pode ser visto como tempo de sincronismo e também precisa existir tempo para o “quem sabe”, que é o que comento sobre o tempo para tratar de imprevistos.

Seu dia não tem 24 horas por dia, quando você organiza tempo de dormir, tempo de se alimentar, se exercitar, se cuidar e cuidar de quem você precisa cuidar. Tomar consciência disso é o início do jogo. Eu demorei um bom tempo para entender isso, e sigo aprendendo.

— Daniel Wildt

Acompanhe minha jornada de conteúdo, participando das entregas do projeto de crowdfunding “A filosofia da tranquilidade”, lá no apoia.se/dwildt.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

3 opiniões sobre “Disponibilidade funciona junto com responsabilidade. Como funciona a sua agenda?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: