Isso não é meu trabalho! Será que você deveria se preocupar em NÃO fazer o que SABE fazer?

Você tem um conjunto de habilidades. E você sabe resolver diversos problemas. Pode ser que em um determinado projeto você tem papel A e papel B. E aí, o que fazer quando acontece um problema X, que você sabe resolver, mas não está no papel A/B.

Qual é o seu jeito de operar?

Não está na sua descrição de trabalho!? Mas… você sabe fazer? E aí?

Na uMov.me eu comento que se você foi tocado pelo problema, o problema é seu. Sendo assim, seu primeiro objetivo não pode ser amplificar o problema. Você precisa resolver, e resolver de forma sistêmica, ganha ganha. Muita gente resolve problema empurrando para outras pessoas e dizendo que não é problema dela. 🙂

E este princípio só funciona se você conseguir lembrar de se tornar inútil. Você precisa conseguir resolver, e organizar como o assunto se padroniza e como ele pode ser resolvido.

Junto com isso lembro sempre do princípio das máscaras de oxigênio, se estivermos em um avião despressurizado. Primeiro devemos colocar a nossa máscara, antes de ajudar outras pessoas. Isso quer dizer que primeiro devemos resolver o que precisamos resolver do nosso trabalho, para poder ajudar outras pessoas. Isso significa que não deveríamos operar em 100% da nossa capacidade nunca, senão quando poderá ser a hora de ajudar alguém?

Quando estamos em 100% da nossa capacidade, não estaremos puxando mais trabalho. Estaremos provavelmente sendo empurrados de um lado para outro, vivendo sem controle sobre o que pode ser mais importante. O que é prioridade?

Lembre de colocar as suas habilidades e identidades disponíveis para os projetos que você atua. É importante achar um jeito de documentar isso. E permitir que as pessoas descubram os seus recursos.

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Isso não é meu trabalho! Será que você deveria se preocupar em NÃO fazer o que SABE fazer?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: