Criando confiança na sua equipe. Quais os desafios?

Criar, desenvolver, conquistar. Palavras diversas para entender confiança em uma visão de time. Pensei a respeito de pontos que considero importantes para o desenvolvimento de pessoas junto de suas equipes.

1- Dê liberdade desenvolvendo responsabilidade. Compartilhe poderes. Organize papéis e limites. E princípios, para pessoas poderem operar em situações que ainda não ocorreram. O que você já aprendeu?

2- Crie um ambiente de construção e partilha de ideias e conhecimento. Aqui existem práticas que podem ter algum formalismo, mas também importante disponibilizar estruturas que permitem conexão e presença de forma mais orgânica.

3- A cultura é emergente, a cultura é uma foto do que está acontecendo agora. A cultura é a prática atual. A cultura é baseada em modelos existentes no dia a dia. A cultura não é um papel de parece do computador. A cultura é a prática, a realidade. Neste ponto, paciência em excesso pode jogar contra você.

4- Continue melhorando. Ou comece a melhorar. A melhoria é um processo, envolve progresso. O ato de melhorar não deve ser ao acaso ou de qualquer jeito. Não vai demorar muito tempo para você resolver os assuntos de superfície. Aí você vai precisar de estômago, paciência e espaço interno para resolver os assuntos que precisam ser resolvidos. É onde entra sua capacidade de escuta. Ela não vai estar sempre disponível. Importante você saber seus limites para poder indicar quando não está preparado para alguma ação ou conversa.

5- Seja uma liderança servidora, que encoraja as pessoas do seu time a serem assim também. Entregue valor para quem está com você. Entregue apoio e responsabilidade. Prepare pessoas para que você possa ir além, sabendo que as pessoas conseguem seguir em frente.

— Daniel Wildt

Extras: este post começou em 2014, quando eu li um artigo da Inc.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Criando confiança na sua equipe. Quais os desafios?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: