Onze tentativas pra você gerir melhor sua empresa. Uma pelo menos você vai atender e responder né?

Hey! Você que faz parte de uma empresa? Aqui deixo onze dicas, mas você pode ler como onze tentativas pra fazer melhor no seu dia a dia.

Vamos combinar que alguma destas onze você vai responder né?

1- Garanta que as pessoas estão entregando o seu melhor. Você entrega ambiente e ferramentas. Você entrega disponibilidade, presença e opções. Disponibilidade não é trabalhar 24×7. Presença significa estar ali, mesmo que seja uma reunião de 5 minutos.

2- Verifique que as pessoas estão trabalhando somente o necessário. É importante que elas tenham vida e tenham cuidado com mente, corpo e se desenvolvam naquilo que elas tiverem interesse.

3- Existe espaço para pesquisa e perguntas? Pessoas precisam poder perguntar o que está incomodando e ter oportunidade de conversas e explicações. É a chance de você deixar pessoas saírem do seu trabalho técnico e conhecer mais do negócio.

4- Estabeleça canais de comunicação e locais onde perguntas podem ser enviadas. Quase como um catálogo de serviços ou uma página de perguntas e respostas para ajudar as pessoas no dia a dia.

5- O que é importante agora? Qual é a prioridade? Cada área e cada pessoa deveria entender sobre isso no seu contexto. Dizer que tudo é importante permite que as pessoas escolham o que elas acham que pode ser feito, e não o que precisa ser feito.

6- Dormir e descansar são partes importantes de um trabalho também. Uma pessoa atleta de alto desempenho tem que treinar muito bem, mas o diferencial de desempenho está também na recuperação e entendimento de como esta pessoa vai chegar no próximo treino.

7- O trabalho importante é o que gera resultado. Logo, pessoas precisam ter tempo para executar o seu trabalho. Evite interromper pessoas. Saiba que ao fazer isso você está impactando o seu resultado. Se você precisa de respostas agora, existe a possibilidade de você estar vivendo uma urgência e aí ok, mas eu garanto que na maioria dos casos é apenas falta de planejamento. Deixe as pessoas trabalharem. Organize agendas para cadenciar o trabalho e acertar combinações.

8- Você trabalha bastante? Saiba que ninguém da sua equipe precisa trabalhar a mesma quantidade de horas que você, para parecer uma pessoa produtiva. Ainda mais se você for sócio da empresa e a pessoa não. Na real nem você deveria estar trabalhando tanto. Provavelmente falta dinheiro para ter mais pessoas dividindo o trabalho. A dica aqui é estabelecer limites e encontrar algum tipo de pessoa freelancer que te ajude a fazer menos.

9- Você só precisa estar online e disponível se o seu trabalho precisa disso, exemplo atendimento ao público. Tirando isso, você deveria encontrar quais momentos do dia você consegue entregar mais e melhor. Se você trabalha com informação, você pode estar em qualquer lugar. Não deveria existir a necessidade de você precisar estar fisicamente em algum lugar pra trabalhar.

10- Quem ajuda quem na entrega? Defina responsabilidades. E se você tem uma equipe, e ela fizer algo, é você quem está fazendo. Não divida responsável de responsabilizado. Não atue com culpa. Atue com responsabilidade.

11- Construa um ambiente onde você consegue trabalhar com pessoas que querem crescer e gerar impacto positivo para o mundo. Elimine o medo. Elimine o fogo amigo. Elimine pessoas tóxicas.

Se depois destas onze tentativas, você entende que nenhuma delas é útil, eu tenho uma certeza: o problema é você. 🙂

— Daniel Wildt

Extra: este post foi inspirado em um post meu sobre o assunto de lugares para trabalhar, que escrevi em inglês.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

2 opiniões sobre “Onze tentativas pra você gerir melhor sua empresa. Uma pelo menos você vai atender e responder né?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: