Corpo sustentável?

Durante muito tempo da minha vida eu dei foco para trabalho, e só trabalho. Dormia mal, me alimentava mal e não cuidava do básico… do corpo que me sustenta.

O fato é que a gente nunca vai conseguir ser sempre sustentável, nem viver em equilíbrio. Agora, podemos buscar ter uma vida mais sustentável.

Uma vida sustentável possui limites. De algum modo a gente se organiza sobre “até onde” podemos ir ou entender os nossos “pelo menos“. O equilíbrio vai ir se adaptando conforme a gente avança nos nossos projetos. Sempre que estamos criando uma nova habilidade ou dedicando energia para alguns projetos, vamos acabar desequilibrando a nossa vida, mas sabemos o que estamos fazendo e até quando precisamos fazer isso. Organize um tempo regrado para revisão destes desequilíbrios. Desafie o “até quando” colocando metas e limites se for o caso.

Em 2006 eu “lembrei” que a falta de esportes poderia estar causando problemas na minha vida. Que os problemas de saúde que estava acumulando poderiam não ser apenas falta de sorte ou um pouco de cansaço.

O corpo sustentável começa tendo capacidade de descansar quando precisa. Essa é a maior liberdade e privilégio que alguém pode ter na vida. Muitas pessoas não tem escolha e precisam dormir menos do que precisam para dar conta das suas atribuições, jornadas duplas e por vezes triplas. Para dar conta das suas ansiedades e seus vícios também.

Só que é importante olhar e criar formas de organizar o que é prioritário. Talvez demore algum tempo. Perguntas podem ajudar a manter essa busca viva. A escrita também.

Lembrei de um vídeo antigo, onde comentava sobre estes esportes e da necessidade de retomar e ter eles dentro da minha rotina. Os esportes me ajudaram a iniciar dias, iniciar semanas, a encerrar dias. Várias formas.

Todos nós podemos nos organizar e aprender sobre os nossos hábitos. Podemos experimentar e entender o que faz sentido hoje para o nosso dia a dia. Hoje sigo na prática do basquete, enquanto sigo meu isolamento e o cuidado mental.

Meu corpo se sustenta pela minha escrita, pelas horas de sono que tenho, pelos esportes que eu pratico e pela minha capacidade de conectar com pessoas, para aprender e ensinar, através dos projetos que vivo e nutro.

— Daniel Wildt

Extra: este vídeo está com as legendas em português revisadas. Infelizmente a qualidade das legendas automáticas ainda precisa de muita revisão, mas aos pouquinhos ou olhar para isso no youtube.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

2 opiniões sobre “Corpo sustentável?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: