Prática e a arte de pedir

Cada pessoa tem sua prática. E muitas pessoas conseguem desenvolver uma comunidade em volta desta prática. Ou desenvolvem uma comunidade a partir de um projeto onde esta prática acontece.

Se você tem uma prática, saiba que existem pessoas querem ajudar você a seguir fazendo o que você faz. E elas não estão preocupadas com sua próxima criação. Elas sabem que você vai criar. As pessoas se conectam com o seu processo.

Quando penso em prática e comunidade, sempre conecto com Amanda Palmer.

Para ter um pouco de contexto. Amanda Palmer faz um disco, vende +20 mil cópias, e a gravadora que lançou “esperava mais”. Ela sai da gravadora, e um tempo depois monta um projeto de crowdfunding no kickstarter. Ela consegue +20 mil pessoas apoiando o projeto. Parecido com o lance da gravadora né? Só que neste caso se torna um projeto com muito destaque em 2012, passando de 1 milhão de dólares arrecadados.

Depois em 2015 ela fez um novo projeto de crowdfunding, mas agora no formato recorrente. Isso acontece no patreon. Ela consegue ter pessoas apoiando as ações dela mensalmente. Apoiando o processo de fazer dela.

Existem muitas formas diferentes de monetizar por produtos ou serviços. E uma das opções é conseguir algo sustentável para garantir o processo de fazer, o processo de construir. Você pode monetizar depois o trabalho que entrega, e ainda pode ter partes entregues para a sua comunidade.

Esse trabalho de comunidade é algo que cativa e me instiga a querer praticar mais e mais. Você pode acompanhar muitos conteúdos que eu disponibilizo de forma gratuita, aqui, na news, no youtube e até no podcast. Mas saiba que eu tenho projetos para construir duas comunidades para apoiar o meu processo, uma em Português e em Inglês. Uso estas estratégias para estar próximo do assunto crowdfunding, para praticar projetos, conteúdos.

O projeto das comunidades é de longo prazo. E o que está no meu controle é a prática e a conexão com pessoas que estão comigo neste processo.

— Daniel Wildt

Extra: arte de pedir é uma palestra e livro famosos da Amanda Palmer. Separei também uma entrevista com ela no SXSW de 2019.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Prática e a arte de pedir

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: