Tecnologia não transforma

A tecnologia pela tecnologia pode ser interessante para quem está no jogo da tecnologia pela tecnologia. Agora, resultados e transformações tem a oportunidade de ganhar forma caso pessoas consigam se engajar em problemas do mundo real. E entender como resolver estes problemas de uma forma sustentável. E a tecnologia passa a funcionar como apoio para a resolução.

A palavra que deveria estar sendo cuidada é a palavra sustentabilidade. Como podemos criar movimentos que conseguem manter o nosso mundo estável, e por assim dizer, vivo?

Como você consegue olhar para um problema e criar soluções que consigam ser sustentáveis? Você precisa do olhar humano. Precisa de um olhar de continuidade. Precisa de um olhar de comunidade.

Precisa entender que usar tecnologia, consumir recursos do mundo, usar o tempo das pessoas ao máximo para manter um negócio acontecendo não é um caminho possível. Cada vez mais as pessoas estão ganhando consciência do trabalho que realizam.

E você sabe que já estamos “devendo”. Que precisamos criar ações de reparação. A tecnologia deve servir de apoio para permitir que pessoas consigam resolver problemas criando mais possibilidades para a nossa comunidade.

No final do dia lembra que toda mudança que acontecer é por causa do interesse e ação de pessoas e equipes. A tecnologia vai estar ali, apoiando criando mais visibilidade, trazendo mais capacidade de colaboração, e por aí vai. Agora, a capacidade de consciência, de escuta e cooperação, está com as pessoas.

Ah, mas posso fazer uma empresa ou resolver um problema consumindo recursos, sem melhorar a vida da comunidade que a empresa está inserida sem pensar em reparação? Sim, pode. É de bom tom? Não. 😛

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

3 opiniões sobre “Tecnologia não transforma

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: