Reclamar ou Elogiar?

Pode ser comum ficar falando de serviços, seja para reclamar ou indicar problemas. Você é aquele tipo de pessoa que detona a marca nas redes sociais, ou busca canais formais para receber retorno e feedbacks? E na hora de elogiar? Como você se comporta?

E quando é com uma pessoa que trabalha com você?

O meu comportamento é o mesmo, sempre. Assim eu não me atrapalho nos meus princípios. Explico:

Para reclamar, canal de conversa 1:1 ou canal interno, ou conversa com mais pessoas, específica, que espera ouvir este tipo de informação.

Para elogiar, conversa 1:1 e dependendo da situação, o post mais público possível para tornar aquela acontecimento visível.

Com isso eu nunca fui usuário de um reclame aqui por exemplo. Costumo ir no caminho de falar com a empresa no canal direto ou serve para deixar de consumir produtos de determinada empresa dependendo do caso.

Não estamos falando de situações de preconceito ou assédio moral por exemplo. Neste caso se estamos dentro de uma empresa, ela deve ter um canal para reclamações formais, e formas de receber isso de forma segura, com escuta e presença.

Na hora de feedback negativo, vou na linha do situação, comportamento e impacto. E sempre no pensamento de falar sobre o que eu vivi, sobre a minha perspectiva e percepção. E aqui entendimento se a pessoa precisa de apoio para encontrar o padrão da situação, ou plano de ação para evitar o problema de acontecer, melhor definição de papéis e responsabilidades, e assim vai. A melhoria contínua é um processo e não um evento.

Na hora do feedback positivo, o meu caminho é trazer a mesma estrutura com situação, comportamento e impacto. E um reforço para que aquele comportamento possa aparecer mais e mais em determinadas situações. Pode se tornar um comportamento de equipe? Um princípio para nossa empresa? Uma nova política para o funcionamento de uma equipe?

Estamos sempre julgando, mas o que estamos percebendo mesmo?
O mais importante: o que estamos sentindo?

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: