Prefira o progresso

Ou porque deveríamos deixar de buscar perfeição em tudo o que fazemos.

Qual o motivo? No meu caso, incerteza é inerente e a perfeição sempre é uma busca.

Uma das coisas que mais gosto do pensamento lean é que perfeição, um dos seus valores, é algo aspiracional. É uma eterna busca, mas não porque ela é impossível de ser alcançada, mas porque nunca vai existir um momento de perfeição. Sempre vai existir espaço para reflexão e melhoria. Eu vivo em sistemas complexos… a única certeza é a mudança.

O problema da perfeição como única forma aceitável é que ela se apresenta de diversas formas. Por vezes não fazemos o que precisamos fazer porque existe algo que não está perfeito. O que as pessoas vão pensar se lançarmos assim? O que vão dizer? A validação externa sempre é um problema presente neste processo.

A busca por progresso e avanço é algo que pode acontecer pela prática. Eu conforme escrevo, percebo progresso. Quando escrevo para um livro, percebo progresso pelo número de páginas, pela quantidade de verbetes que faltam escrever. Quando escrevo para o blog, percebo progresso pela reflexão diária.

Quando monto um projeto, o progresso se percebe quando faço uma divulgação e venho aprendendo a divulgar parciais, exemplo a capa de um evento. Consigo mostrar para as pessoas que estou me movimentando. Algo parecido com um funcionamento de backstage. Não divulgo assim para todo mundo, apenas para um grupo seleto. Quando for para todo mundo, vai ser o link para compra. Não posso perder o momento de atenção das pessoas.

O progresso sempre é uma forma de demonstrar que estamos indo para o caminho. Entender que dentro da nossa jornada possuímos marcos, pedaços onde queremos chegar. Marcos são excelentes formas de definir a hora de celebrar.

Não comemoramos antes, nem depois. Comemoramos quando chegamos em um marco, que pode ser visto como uma meta, um objetivo parcial. Não comemoramos antes porque ainda existe algo frágil, pois ainda não chegamos em um momento seguro. Não comemoramos depois pois agora é hora de seguir prestando atenção no que precisamos fazer, na próxima meta.

Valorize o progresso que você faz. Eu uso a escrita para poder documentar e tornar isso visível no meu dia a dia. E você?

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

21 opiniões sobre “Prefira o progresso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: