Pertencimento

Buscamos pessoas que se encaixem na nossa cultura. E amanhã, quando a cultura mudar, o que você faz com todas estas pessoas? Troca?

Encaixar ou pertencer? Essa é a pergunta que deixo para você desde agora, até o vídeo que gravei pra mim em junho de 2018. Eu já tinha entendido um recado da vida, mas demorei quase 2 anos para entender.

Eu sempre faço vídeos para alguém. Esse era pra mim. E eu não percebi.

Estava lendo um livro da Brené Brown sobre “ser pai”. Estava estudando sobre educação, estava entendendo como conduzir melhor algumas coisas dentro de casa. Estava com um filho nascendo pouco tempo depois e muitas dúvidas sobre como seria desta vez.

Esse livro me trouxe uma reflexão importante sobre pertencer ou encaixar. Pode ser comum ouvir que empresas buscam pessoas com “fit” cultural, mas na boa. Não é isso que uma empresa deveria procurar.

A única certeza é que a sua cultura vai mudar. O mundo está mudando e seguirá mudando cada vez mais rápido. Certamente o que você considerava como fit cultural 10 anos atrás não serve mais para hoje. Estamos em evolução.

Deveríamos pertencer aos locais onde trabalhamos, não como posse, mas em um pensamento de conforto. Eu me percebo no local onde eu trabalho, eu não tenho conflitos nem medo de dizer o que faço e onde estou. Não tenho ressalvas. Nem de falar sobre o que não é bom. Sobre o que estamos buscando evolução. Eu pertenço porque quero o melhor, porque sou escutado e posso falar.

Muitas pessoas trabalham pelo dinheiro, assim como muitas pessoas acreditam que o tempo livre é o que sobra depois que acaba o trabalho ou pior, o que vem depois da aposentadoria. Muitas pessoas vivem um estilo de vida que acredita na única fonte de renda, na carreira infinita e devoção para um único projeto profissional. Essas pessoas acreditam em encaixe.

Eu não consigo acreditar, talvez porque eu nunca me percebi encaixando em lugar algum. Sempre tinha algo diferente no meu dia a dia que era 110% fora do que fazia em algum local. E ainda assim eu me percebia presente naquele local no espaço de tempo que vivia aquele contexto.

Isso era meu me distanciando, perdendo o foco? Não. Era eu aprendendo algo que estava me chamando atenção e curiosidade. Era eu me desenvolvendo e aprendendo mais sobre alguma habilidade.

E o tempo dedicado, talvez tempo perdido? Algumas pessoas me disseram que era inútil iniciar no basquete em 1994, perda de tempo aprender Delphi em 1996, outras disseram que era desperdício aprender Java em 1998, outras disseram que era loucura abrir uma empresa em 2002, que era falta de foco fazer trabalho voluntário em comunidades de prática em 2002, outras falaram de perda de tempo aprender sobre eXtreme Programming em 2003, outras falaram que era aceitar a derrota sair das empresas em 2006, outras falaram que eu seria um sócio sem expressão em 2009, outras falaram que eu nunca conseguiria fazer um projeto de crowdfunding em 2014 e poderia seguir em outros exemplos.

Você não encaixa, você pertence. E dentro deste local onde você está agora, o que falta para você pertencer? Se pertence parabéns. Se não pertence, já fez este pedido sobre o que falta? Se segue não pertencendo, use o ensinamento de OpenSpaces e use os “dois pés” para ir para algum lugar onde você pertença e que gere valor para você. Dois pés é mais uma metáfora aqui, pois por vezes ficamos divididos entre o que queremos e achamos que queremos. Aqui envolve uma decisão, de funcionar “de propósito”.

Caso você queira falar mais sobre este assunto, pode me procurar em alguma rede social para a gente seguir.

O meu pedido é: pare de se encaixar. O meu jeito de olhar para isso em educação é através do desenlatar.

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

3 opiniões sobre “Pertencimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: