Incerteza e melhoria

Algumas frases soltas e uma conexão entre a incerteza e a contínua vontade de melhorar. Ou como eu acabo vivendo meu dia a dia.

Incerteza envolve questionar, medir e aprender.

Questionar apóia a necessidade de cuidar de certezas, suposições e dúvidas (presente pra você lendo esse texto). De questionar constantemente assim como aprendemos através de refinamento de entendimentos e de aprendizados.

O processo de incerteza guia jornadas de inovação. Invalidar ideias também é parte do processo de inovar. Estamos buscando resultados, não necessariamente sucessos ou fracassos.

Inovação é algo ligado com evolução. No meu pensamento, evoluir é tranquilidade. É aumento da minha zona de conforto, é tornar qualquer coisa envolvida no processo mais simples, mais suave. É o meu pensamento sobre inovar. Convenções, princípios, cuidado.

Inovação envolve observar, perceber, ter abertura para discutir e refletir. Abertura permite mais pessoas interagindo. Observação habilita um funcionar sem julgamentos. O que você percebe? O que acontece é o que acontece.

A melhoria contínua envolve abertura para reflexão e para desafiar o estado atual. Importante entender também qual o motivo do desafio. Melhorar por melhorar, não parece ser uma estratégia. Melhorar deveria ter um alvo definido, assim como aprender precisa ter um alvo. E este alvo pode ser permitir que as pessoas tenham a possibilidade de melhorar o próprio trabalho, em um caso mais direto. 

Inquietações e insights apóiam cuidado com a incerteza e ação para discutir e evoluir. Impacto pode servir como métrica para suportar decisões e caminhos. 

Todo este movimento de pensamento em relação a incerteza e melhoria funciona como um balanço. Melhoria gera reflexão e necessidade de movimentação. A movimentação por vezes pode ser para um caminho que já percorremos em outros contextos, e aí pode facilitar. Só que existe a possibilidade de termos que percorrer caminhos que nunca foram trilhados.

A melhoria nos leva para caminhos incertos, e a única certeza é a capacidade de aprender e seguir em modo de reflexão. E claro, entender como você verifica se está avançando ou não.

Quais serão as métricas?

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Incerteza e melhoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: