Abundância é futuro, presente ou… beeem do passado?

O assunto abundância vem se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Falamos e eu já falei várias vezes aqui sobre relações de ganho mútuo, situações ganha ganha. E isso se torna necessário, pois eu fui jogado em um mundo onde tinha que perguntar o que tinha pra mim e saber o que eu ganharia com algo que estava fazendo.

E ao longo do tempo fui mudando. Diria que a Wildt.pas iniciou tudo. Explico.

Quando comecei a programar (1996) eu comecei a juntar umas funções que usava muito em uma biblioteca, que chamei de wildt.pas. Pas é a extensão de arquivos da linguagem Pascal. Foi a primeira linguagem que aprendi e me ajudou depois quando comecei trabalhar com Delphi e foi a linguagem que me trouxe interesse em querer aprender mais sobre C/C++, Assembly e depois Java, Python, Ruby e assim vai.

Um dos momentos felizes que tive foi saber de um amigo certa vez que um trabalho de uma outra faculdade, de uma cidade que eu nunca tinha colocado meu pé, foi entregue e a wildt.pas estava sendo usada no trabalho. Nota, estamos em um momento que não existia github, eu mal tinha um site. Então o código se movimentava por email ou por disquete.

Lembro que contei pra uma pessoa sobre isso e ela me perguntou quanto eu ganhei. Na minha cabeça eu tinha ganho o dia. Estava show saber que meu código tinha ajudado outra pessoa. Ela insistiu na pergunta e eu trouxe que não era uma questão financeira. Era uma questão de conhecimento, de contribuição.

Ali parece ter sido a primeira vez que falo algo conectado com abundância. Eu ajudo e certamente quando eu precisar outras pessoas irão me ajudar.

O que está em minha volta, pessoas, comunidades e o ato de contribuir, publicar, demonstrar o que aprendo e aplico, tudo isso constitui na construção de abundância e de gerar recursos para o mundo.

Not what we have But what we enjoy, constitutes our abundance.

Epicurus

O processo de sair do modelo de escassez e passar a operar o modelo de abundância não é uma mudança simples. Exige atenção e cuidado constante.

Você gera recursos e conhecimento e não se preocupa com a volta. Você faz porque é resultado do seu fazer. Enquanto você faz, você contribui. Enquanto você contribui, você ensina e aprende. Enquanto você aprende, você vive. Enquanto você vive, você é abundância. E você vai viver pra sempre.

— Daniel Wildt

Preste atenção no seu dia a dia. E cuide da palavra atenção.

— Daniel Wildt

P.S.: Este post nasceu em março de 2018 e ganha vida pro mundo hoje. Que a gente siga em abundância. E este post foi escrito na tranquilidade da música da Tati Portella.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: