Sobre obstáculos e persistência…

O que é um obstáculo para você? O que te impede de fazer algo?

“The impediment to action advances action. What stands in the way becomes the way.”― Marcus Aurelius

O meu processo de ter um impedimento envolve pensar em perguntas e pessoas. Que perguntas me ajudam a explorar perspectivas? Que pessoas podem me contar histórias relacionadas a isso?

E neste ponto a minha capacidade de abstração entra em ação. Eu gosto de questionar pessoas que fazem coisas que me parecem parecidas. Se eu quero conversar sobre atendimento e cuidado com clientes, eu penso em como atuar com pessoas que fazem este cuidado da forma mais pessoal possível. Quero entender pessoas que formam comunidades e como elas criam estas colas.

Não preciso falar com alguém que faz exatamente a atividade que quero fazer. Sabe o tal benchmark, buscando comparações com concorrentes e similares? Por vezes queremos encontrar pessoas que fazem “exatamente” o que a gente faz… mas no fim, nunca é igual. As pessoas atendidas não são as mesmas, o contexto nunca é o mesmo. Então sempre estamos atuando com suposições, criando projeções e fazendo julgamentos.

E normalmente quando a frase lá do início fala sobre o que para na nossa frente se tornar o caminho, é o pensar sobre se apaixonar pelo problema, não pela solução. Se envolver com a jornada e não com o resultado esperado. Sobre o que nos ativa para fazer melhor e cuidar de quem está conosco nesta jornada.

Isso me conecta com o modo como eu enfrento meus medos, que é parecido com o modo como eu aprendo: eu crio projetos paralelos. E dentro desta minha estrutura, eu tenho paciência para aprender e aplicar. Isso me ajuda em diversos pontos e me atrapalha em outros.

Só como informação este post está desde 2018 esperando para ser escrito. Provavelmente estava lendo Meditations, que é uma leitura bastante potente e reflexiva, se você pensar que os escritos são de muito tempo atrás. A minha reflexão vem cada vez mais forte para algo bem simples:

No fim, não importa os recursos que temos ao nosso dispor, o que importa é o que fazemos a partir do que acontece. O que importa é o fazer.

— Daniel Wildt

Quais impedimentos que você tem no momento? Se eu posso ajudar de alguma forma, faça contato e vamos conversar! 😀

— Daniel Wildt

P.S.: Nesse caminho, lembra de estabelecer seus limites.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Sobre obstáculos e persistência…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: