Princípios, valores e o essencial do Scrum

Eu conheci sobre Scrum depois que eu aprendi sobre eXtreme Programming, e depois que eu aprendi sobre Lean Thinking e Pensamento Toyota. **

Tudo bem, aprendi sobre toyotismo na faculdade, mas eu não tinha prestado atenção suficiente nas aulas de sociologia. Por algum motivo, eu acreditava que saber codar seria o suficiente. Ainda bem que eu descobri cedo que estava muito errado. 😀

O fato é que todo assunto que começo a me aprofundar acabo caindo em princípios e valores. Toyota, Deming, Metodologias Ágeis (Agile Manifesto), Scrum, Ray Dalio, Small Acts, Done Manifesto, não importa, todo lugar eu encontro princípios e valores que ajudam a guiar uma determinada linha de raciocínio.

Eu tenho meu pensar sobre isso e volta e meio publico um pouco. Esse processo de pensar em princípios faz a gente começar a entender os nossos. Princípios servem para nos ajudar quando ainda não vivemos algo. Os nossos limites vão estar baseados em nossos princípios e valores presentes naquele momento. Depois você pode criar lógica e regras, e pode principalmente evoluir seus princípios e valores para fortalecer quem você é e quem você não quer ser.

Somei a essa pesquisa com a minha vontade de publicar treinamentos sob demanda. Logo veio a ideia de testar a udemy, algo que queria fazer por algum tempo e a ideia de fazer algo gratuito para começar.

E automaticamente me lembrei de uma frase de 2011, onde falo que eu nunca ganharia dinheiro ensinando somente Scrum, por considerar que é preciso olhar mais abertamente para o assunto e para o problema das metodologias ágeis, seja no processo de entrega frequente de valor e considerar que precisamos aprender e receber feedbacks do mundo real, usando técnicas diversas que eu encontrava no extreme programming e no pensamento lean.

E aí pronto, pensei. Vou fazer um treinamento sobre Scrum, já que preciso fazer algo gratuito. E na sequência penso sobre o que não quero falar. Não quero falar sobre cerimônias, não quero falar sobre papéis. Quero ir no que considero essencial. E aí veio a ideia de focar em princípios e valores e trazer o que considero relevante no aprendizado sobre Scrum e que apareceu formalizado mais recentemente no Guia do Scrum em 2017. No guia de 2020 o processo se fortalece ainda mencionando a presença do pensamento Lean na estrutura de pensamento. Sempre esteve lá, agora está escrito. Alguns muros foram derrubados nessa.

Somei a esta necessidade minha vontade de testar a twitch. Então comecei a fazer transmissões na TwitchTV, gravando o processo de fazer o treinamento acontecer. Foram ao todo 14 transmissões até chegar no dia de publicar o treinamento, e tendo ao final deste processo o treinamento publicado e um eBook relacionado ao assunto.

E essa é a história que quero deixar aqui documentada. Como podemos unir diferentes interesses e habilidades, testar abordagens de conteúdo e ainda gerar valor para sua comunidade. Eu me diverti muito fazendo este trabalho, também contando sempre com o apoio de quem está comigo no projeto de crowdfunding, que pode acessar todo o processo de gravação, do início até a publicação.

Então, reforçando:

  • quer acessar o treinamento? Udemy.
  • quer acessar o livro? Leanpub.
  • quer apoiar o meu trabalho de conteúdo, e ver todas as gravações que faço durante o processo de produção? Apoia-se.

— Daniel Wildt

** O papo de Scrum veio pela primeira vez trabalhando em um projeto com o Alessandro Cauduro, durante algum final de semana, e ele me falando sobre a tal metodologia com o livro da Microsoft Press… isso lá por 2004/2005.

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

3 opiniões sobre “Princípios, valores e o essencial do Scrum

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: