Como você aprende?

A gente pode se preocupar muito com estruturas de ensino. E eu me pego fazendo análises e perguntas quando estou facilitando turmas de treinamento e pensando em com posso ensinar diferentes assuntos para quem está comigo. Perguntas, diagramas, falas, espaços para troca de ideias, uso do chat, boards abertos para escrita de ideias? 

Todas são opções possíveis, mas novamente isso trata sobre estratégias de ensino. 

E como você aprende? É diferente da pergunta de como eu posso ensinar. 

No fim do dia quando estou em sala de aula estou pensando no grupo que está comigo, buscando aprender experiências das pessoas que estão comigo. Trago algum assunto para reflexão e quero que as pessoas tragam suas experiências. 

Como você aprende? Pense em todas estratégias que você usa para consumir e consolidar um assunto. 

Eu escrevo ou registro em vídeo ou áudio para documentar, mas eu preciso colocar em prática. Isso é cada vez mais essencial para mim. Preciso colocar em prática. Preciso ver o assunto no mundo real. Preciso aprender fazendo. Eu preciso aprender histórias de outras pessoas. Como estas pessoas colocaram em prática este assunto? Isso vai me ajudar a criar referências e relação. 

Isso me faz criar treinamentos sempre com uma estrutura de alto nível, sempre com espaço para mudar. Eu não deixo exatamente o campo aberto. Eu proponho uma estrutura, mas sempre existe espaço para escolher e tratar formas de pensar diferentes das minhas ou demandas diferentes das pessoas que estão presentes. Sempre deve existir espaço para perguntas. 

E pensando em perguntas e pesquisas, cuidado com as palavras que você vai usar. Busque metáforas que possam fazer sentido para quem está com você. Evite palavras que podem ser percebidas como ofensas. O documento e as perguntas devem falar sem precisar de você presente. 

Slides… cada um que você usa deve ter uma mensagem de apoio ou sequência para quem está com você. Por vezes uso uma frase ou uma imagem, mas sendo relevante deixo um link no slide referenciando algum vídeo ou artigo relacionado e que complementa o que estou falando. E se alguém estiver com acesso somente aos slides, ainda assim eles devem dar alguma direção para quem acessar. 

Não fique isento do processo de aprendizagem das pessoas. Busque entender como elas gostam de aprender. Use grupos de mensagens extras para poder conectar com as pessoas em outros aspectos. Particularmente eu me interesso por isso pois as pessoas podem nos ensinar diferentes estratégias e podemos aumentar as nossas possibilidades ou ter alguma nova abordagem para testar. 

Não se isente do processo de aprendizagem. O mundo está do jeito que está por sermos isentos em diversos aspectos. Por nos limitarmos de forma constante. Seja presente. Tenha curiosidade. Faça perguntas! 

— Daniel Wildt

Publicado por dwildt

Empreendedor / Desenvolvedor de Software / Mentor / Agilista / Escritor.

One thought on “Como você aprende?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: