Contexto: uma equipe trabalhando com ciclos iterativos, usando Scrum, quer melhorar e trabalhar melhoria dentro do ciclo de trabalho. O Cassio Dias mandou um comentário indicando o seguinte:
… Dias atras entrei em uma discussão com um colega aqui do time sobre SCRUM (que “usamos” aqui) e os gaps de qualidade que esse meu colega argumentava. Segundo ele todos estão focados em entregar as atividades na sprint e, por isso, quando surge algo para melhorar, quase ninguém o faz para não afetar a entrega. Dai reforcei a importância das retrospectivas e priorizar também essas melhorias para a próxima sprint, algo como debito técnico.
Segundo ele estas melhorias ficam no backlog mas nunca serão priorizadas por causa da pressão normal do dia a dia – Talvez aqui seja uma questão cultural e gestão em priorizá-los…
E este é o foco do Daniel Wildt responde de hoje. O Cassio mandou este comentário em um vídeo que falei sobre pareamento e entregas, no episódio 36.
Comentei sobre três dicas e até Pulp Fiction entrou na conversa, com o Mr Wolf e o papel do Cleaner. 🙂
Entre as dicas, o conceito de Slack (não o app), e outras estratégias para tratar oportunidades de melhoria junto com a evolução do produto.
Links extras:
- Retrospectivas
- Mais sobre Scrum? Partiu Agile Temporada 1.
- Sobre pareamento e entrega, ep 36 do #dwildt101.
— Daniel Wildt (assine minha lista e receba conteúdo exclusivo)
Legal!! Valeu Daniel!
Depois te mando uma mensagem sobre como tuas respostas fecham muito no contexto da conversa e tb sobre a cultura envolvida nisso tudo… Alem do papo sobre pelo menos ter retrospectivas para levantar as melhorias e nao manter as piorias 🙂
Obrigado de novo! Abs.