Quando se inicia um projeto precisamos saber se estamos prontos para começar. Este estar pronto para começar, requer que o time tenha entendimento de onde quer chegar.
Esse alvo mais claro vai ajudar a entender como quebrar o trabalho a ser feito em entregas de valor, mas sabendo que já se possui uma base de negócio clara com todas pessoas da equipe.
O trabalho de pré-jogo do Scrum vai ajudar no desenvolvimento do backlog do produto, uma lista de itens a serem entregues, priorizado conforme o critério usado no time para perceber valor.
Você vai ouvir falar termos como inception, iteração zero, sprint zero, para identificar esse ciclo que é utilizado para trabalhar na área de negócios com o backlog e na área técnica removendo riscos que possam impedir o projeto / produto de acontecer. E com backlog “encaminhado” com uma quantidade mínima de trabalho, o projeto pode iniciar e as entregas de valor também.
Ah, risco técnico aqui é entender da pilha de tecnologia a ser usada, com integrações, testes de requisitos não funcionais e coisas do tipo, se existe algum impedimento.
No vídeo falo de experiências nossas ensinando equipes a fazer o trabalho de pré-jogo com o desenvolvimento de MVPs / Inception com o treinamento via Wildtech e na experiência no início do desenvolvimento da uMov.me.
Referências:
- Direto ao Ponto, Paulo Caroli.
- Jeff Patton, User Story Mapping.
- HE:Labs.
- Treinamento MVP / Inception (Wildtech).
— Daniel Wildt
2 opiniões sobre “#PartiuAgile – Pré e pós jogo do Scrum – T01E04”